Disjuntor caindo toda hora? Veja o que você pode fazer e quando chamar um eletricista
- Robson dos Santos
- 12 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de abr.

Sabe quando você está em casa, liga o micro-ondas e, do nada, tudo apaga? Ou então o chuveiro desliga no meio do banho?
Pois é… quando o disjuntor desarma sozinho com frequência, é sinal de que algo está errado na instalação elétrica.
Se você está enfrentando esse problema ou algum muito semelhante a esse, fica comigo nesse artigo que vou te explicar o que pode estar causando isso, quando é hora de se preocupar e, claro, o que fazer pra resolver de vez.
Os motivos mais comuns (e perigosos) para o disjuntor cair
1. Sobrecarga
Quando muitos aparelhos estão ligados ao mesmo tempo (especialmente em tomadas adaptadas), o sistema não aguenta e o disjuntor desarma.
2. Curto-circuito
Fios descascados, tomadas com defeito ou ligações mal feitas podem gerar curtos e representar risco real de incêndio.
3. Aparelhos com problema
É comum aparelhos muito antigos puxarem mais energia do que deveriam, em função do próprio desgaste do componentes internos ou problemas mais sérios.
4. Instalação elétrica antiga ou mal feita
A fiação de imóveis mais antigos pode não estar preparada para a demanda elétrica atual ou mesmo apresentar falhas de isolação, o que pode sobrecarregar circuitos e também representam risco de curto-circuito.
5. Quadro de disjuntores ultrapassado
Quadros desorganizados ou com disjuntores obsoletos dificultam a proteção de todo o sistema. Também é comum que disjuntores em imóveis com instalação antiga sejam mal dimensionados, o que complica ainda mais a proteção ou mesmo inutiliza a função de desarme rápido do disjuntor em condições perigosas, aumentando risco de incêndio.
Posso resolver isso sozinho?
Precisamos deixar claro aqui o seguinte: "Mexer com energia elétrica sem conhecimento técnico é extremamente arriscado." Dito isso, caso esteja enfrentando essa situação, existe sim algo que pode ser feito: 1. Verifique se isso ocorre no uso de algum aparelho em específico. 2. Se for o caso, veja se o disjuntor cai imediatamente ao ligar o aparelho ou acionar alguma função dele. Ocorrendo o desarme imediato do disjuntor nesses casos, é muito provável que o problema esteja no aparelho. Então a recomendação é levar esse aparelho a uma assistência técnica para analisar com mais detalhes. Para quaisquer outras situações, como disjuntor desarmando depois de um tempo ou em momento específicos do dia, o mais indicado é contar com um eletricista experiente, com os equipamentos certos pra identificar o problema sem adivinhação, com segurança e garantia.
Chame um eletricista antes que o problema piore
Se você está passando por isso, não ignore. Disjuntor desarmando direto não é normal — e pode indicar um risco sério, como alguns que já apontamos aqui.
A POWEL SOLUÇÕES ELÉTRICAS dispõe da experiência de mais de 20 anos na área elétrica, com eletricistas profissionais de verdade e certificados.
Estamos localizados na Vila Matilde e atendemos desde a Zona Leste à cidade de São Paulo.